terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Internacional do Livro Infantil






A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.



Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 2 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.

Entre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”,“A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”, "A Princesa e a Ervilha", "A Polgarzinha".

A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.






As histórias transmitem valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.


No entanto, exitem outras histórias infantis bastante conhecidas como é o caso de "Branca de Neve e os Sete Anões", "Pinóquio", "O Rei Leão", "Alice no Pais das Maravilhas", " A Bela e o Monstro", "A Bela Adormecida", " Os Três Porquinhos", "Cinderela", " O Gato das Botas" etc.
Muitos deles acabaram por ser adaptadas pela Disney em desenhos animados, no youtube encontram-se completos muitos deles completos.

Pode-se efectuar o download desses livros porque são do domínio público.

 Aqui poderá efectuar download de muitas histórias infantis: 


O Plano Nacional de Leitura Ler + apresenta vários livros infantis disponibilizados para ler online para várias idades:


Existe também o Caminho das Letras para para aprender se divertir para pequenos leitores.

x_3c0fc15b

Sem comentários:

Enviar um comentário