quinta-feira, 10 de maio de 2012

The Hunger Games Livros / Crítica sobre o filme


A Saga The Hunger Games, escrita por Suzanne Collins é constituida por 3 livros:


Livro 1- Jogos da Fome;
Livro 2- Em Chamas;
Livro 3-  A Revolta


Livro 1- Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Panem é formada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por doze distritos mais pobres, definidos por uma sequência numérica que vai de 1 a 12. Algum tempo antes do início dos eventos do livro, havia um 13º distrito, que foi eliminado pela Capital por ter se rebelado. Para evitar novos levantes e lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos da Fome, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem. Para os Jogos, durante uma celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados por sorteio uma rapariga e um rapaz entre doze e dezoito anos de cada distrito. Os tributos, como são chamados, são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital, e precisam lutar até a morte para que, no fim, reste apenas um sobrevivente. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?





Livro 2- não quero estragar, tudo metendo aqui o que aconterá em cada livro assim deixo aqui um pequeno conteúdo sobre o inicio e o fim do 
livro.









Livro 3- Neste livro descobrimos se Katniss ficará com Gale ou Peeta Melark.



Fiquei bastante surpreendida com a saga. É uma saga cheia de ação e suspense e acaba por ser das melhores sagas que já li. 




Criticas Sobre o Filme:

Siiiimmmm, fui assitir ao filme Jogos de Fome é claro! E verifiquei que entre o livro e o filme existiam até bastantes diferenças. O filme nunca pode ser igualzinho ao livro seria mesmo impossível, mas estava a espera que fosse mais parecido com o livro ou que as diferenças entre o livro e o filme não fossem tão evidentes.

Diferenças entre o livro Jogos de Fome e o Filme:


  •  1) Aquisição do pin do Mimogaio/Mockingjay
Versão do Livro: Katniss recebeu o pin pela filha do presidente, Madge. Isso foi uma surpresa pois ela pensava que a Madge não gosta dela. O pin tem o valor que tem porque o mimogaio representa um animal genticamente alterado para fazer escutas e o povo usou isso contra o governo.
Versão do Filme: Katniss encontra o pin numa loja (Forno), mas não há nenhuma explicação de o porquê do pin ser considerado inflamatório para o Presidente Snow.
Nível de Mudança: Um pouco grande, pois não foi estabelecido a atitude do presidente do Distrito 12, nem o significado do Mockingjay.
Mudança Boa ou MáÓtima. Katniss quer estar no comando de seu destino desde inicio, mas isso há alguns berços da dinâmica dos próximos dois filmes.
  • 2) Haymitch a cair do palco na Ceifa
Versão do Livro: Haymitch está bêbado na ceifa e cai para fora do palco.
Versão do FilmeNão existe.
Nível de Mudança: Grande. A primeira exposição do Haymitch da perspectiva de um leitor é como um palhaço bêbado. A cena também é usada para tirar um pouco da tensão de Katniss a voluntariar-se no lugar de Prim.
Mudança Boa ou Má: Razoável. Supoem-se que eles não queriam um registo muito cómico, e ia demorar um pouco recompor-se da "queda" do mentor. Um corte compreensível.
  • 3) Pai de Peeta a trazer presentes no comboio:
Versão do Livro: Pai de Peeta traz biscoitos a Katniss, fazendo-a perceber que ele gostava dela.
Versão do Filme: Apenas Prim, Gale e a mãe da Katniss estão autorizados a visitar. O pai do Peeta nunca sequer é mencionado.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Regular. O público nunca pensa na hipótese de que Peeta e Katniss podem ter que se enfrentar fora. Do ponto de vista do guião, este foi provavelmente um tema a mais, e simplesmente não havia tempo.
  • 4) ”Abraça a perspectiva da tua morte iminente”
Versão do Livro: Eles pedem conselhos à Haymitch no comboio, pois ele é o seu mentor, e ele responde com "Aqui estão alguns conselhos, fica vivo." e depois ri-se.
Versão do Filme: A citação acima, "Abraça a perspetiva da tua morte iminente."
Nível da Mudança: Moderado. A versão do livro permite a Haymitch ajudar Katniss e Peeta, enquanto a versão do filme estabelece de imediato que a dupla está em perigo iminente.
Mudança Boa ou Má: Boa, especialmente tendo em conta as restrições de tempo. A versão para o cinema é menos engraçada, mas, narrativamente eficaz.

  • 5) Haymitch e a comida
Versão do Livro: No livro, quando Haymitch finalmente come alguma coisa (ao invés de beber), ele é visto como estando a comportar-se como um mentor.
Versão do Filme: Haymitch come na primeira cena, vemo-lo levar um bolo com ele para fora da sala.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Boa, porque os filmes não têm tempo para se concentrar em cada pequeno detalhe.
  • 6) Haymitch e conselho sobre estilistas
Versão do Livro: Haymitch diz para Katniss fazer exatamente o que os estilistas querem, como eles estão lá para ajudá-la a atingir patrocinadores.
Versão do Filme: Ela é enviada para mudar a aparência, sem qualquer contexto que seja.
Nível da Mudança: Moderado, porque para Katniss odiar uma mudança, é uma grande parte de sua personalidade.
Mudança Boa ou Ruim: Má, especialmente tendo em conta que teria levado um tempo mínimo para transmitir que Katniss não gostava de novas aparências.
  • 7) Cinna e a ideia de segurar as mãos
Versão do Livro: Cinna grita para que eles deem as mãos em frente da multidão, na abertura.
Versão do Filme: É ideia de Peeta.
Nível da Mudança: Grande, porque tira uma motivação grande no personagem de Cinna (já que ele está responsável por manter a dupla unida).
Mudança Boa ou Má: Má. Provavelmente porque eles precisavam estabelecer o vínculo entre Peeta e Katniss o mais cedo possível.
  • 8) Haymitch no treino de Peeta e Katniss
Versão do Livro: Haymitch diz para Katniss e Peeta ficarem perto um do outro durante o treino, e não para mostrar as habilidades especiais.
Versão do Filme: Eles são apenas lançados para o treino, ocasionalmente juntos, embora Peeta mencione que Haymitch lhes disse para não mostrar as habilidades.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Má, mesmo porque as cenas de treino não têm contexto, portanto, quando o Peeta pede para treinar sozinho, ele parece um pouco estranho.
  • 9) “Ela estava a falar de ti”
Versão do Livro: A mãe de Peeta menciona que o Distrito 12 pode ter o seu primeiro vencedor, mas, em seguida, esclarece, que se estava a referir a Katniss, "Ela é uma sobrevivente".
Versão do FilmePeeta apenas diz que a sua mãe estava a falar sobre ela.
Nível da MudançaPequeno, mas ainda há algum espaço para interpretar que Peeta não entendeu a sua mãe.
Mudança Boa ou MáMá, porque teria levado dez segundos para obter a linha extra de diálogo teria tornado o objetivo mais forte, que a mãe de Peeta não acredita nele.
  • 10) A cena da fala de Snow, sobre não dar “esperança”
Versão do Livro: Não existe.
Versão do Filme: Snow diz para o Produtor dos Jogos (Seneca) não dar ao povo muita esperança.
Mudança Boa ou Má: Boa, principalmente, como as cenas Presidente Snow são bem feitas.
Nível da Mudança: Grande, porque vemos um "vilão" de verdade em vez de só ficar na perspectiva da Katniss.
  • 11) Peeta não sangra depois do ataque da Katniss
Versão do Livro: Quando Katniss ataca Peeta depois da sua "paixão" ser declarada durante a entrevista, ele cai num vaso e corta a mão nos cacos.
Versão do Filme: Katniss empurra-o, mas não está realmente a magoar Peeta.
Nível da Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Compreensível, mas perde um pouco a visão de Katniss a interpretar mal as ações do Peeta.
  • 12) Momento Avox
Versão do Livro: Katniss reconhece uma  Avox ruiva que está a servi-la.
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Moderado, porque a história da Avox mostra que as pessoas estão a tentar fugir do governo, e que Katniss é culpada por não ajudar quando era mais jovem.
Mudança Boa ou Má: Compreensível.
  • 13) O pin mimogaio, foi passado por um segredo com Cinna
Versão do Livro: O pin mal passou pela revisão.
Versão do Filme: Cinna “contrabandeia” o pin para dentro dos jogos.Nível da Mudança: Grande, porque a versão do livro mostra que o Capitólio pode ser um pouco imprevisível.Mudança Boa ou Má: Má, porque a versão do livro configura uma história mais complexa, tendo a mesma quantidade de tempo.
  • 14) Cinna próximo dos tubos
Versão do Livro: Como Katniss e Cinna estam a falar, antes dos jogos começarem, um tubo de vidro reduz a separá-los. Ele está perto do vidro e diz para a Katniss manter a cabeça alta.
Versão do Filme: Katniss caminha para o tubo de sua própria vontade.Nível da MudançaMínimo, pois a versão do livro é mais dramática.Mudança Boa ou Má: Compreensível, já que o filme precisava de estabelecer Katniss como um personagem com controlo do seu próprio destino, embora o livro muitas vezes, transmitita o exato oposto.
  • 15) Katniss não perde a noção do tempo ou culpa Peeta
Versão do Livro: No minuto de abertura dos Jogos, quando ninguém pode se mover, Katniss vê um arco e flecha. Ela quer, mas vê Peeta, possivelmente a balançar a cabeça, e depois o sol tapa-lhes os olhos. Ela, então ,perdeu a oportunidade de lá ir.Versão do FilmePeeta claramente abana a cabeça, dizendo-lhe para não pegar o arco. Ela não perde a sua concentração no sol ou a tentar descobrir o que Peeta está a tentar dizer-lhe.Nível da Mudança: Mínimo, embora a versão do livro configura alguma tensão inicial entre Peeta e Katniss.Mudança Boa ou Má: Boa, embora a versão do livro se leia bem este teria sido um conceito muito mais difícil de retratar visualmente sem a utilização de uma voz no fundo.
  • 16) Katniss localiza a água imediatamente
Versão do Livro: Katniss esforça-se um dia inteiro antes de encontrar a tão esperada água. Ela implora, em voz alta, para Haymitch lhe enviar a água através de um patrocinador. Ele não concede. O que a faz perceber que está perto de água.Versão do Filme: Ela encontra um lago após fugir da Cornucópia.Nível de Mudança: Moderado, especialmente quando Haymitch lhe diz “a água será a tua melhor amiga”... No filme.Mudança Boa ou Má: Boa, mas apenas devido ao tempo.
  • 17) Nenhum animal corre com Katniss
Versão do Livro: Os Produtores mandam um incêndio à floresta onde Katniss fica a maior parte do tempo, e força os tributos a juntarem-se. Katniss foge com vários animais, porém, eles são mais rápido do que ela.
Versão do Filme: Katniss corre sozinha.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Sem alterações.
  • 18) Aparição dos Produtores de Jogos
Versão do LivroNão existe, porém, a Katniss supõe que são os Produtores de Jogos que estão a causar certas coisas.
Versão do Filme: Aparição de muitas cenas, onde a sala onde estão os Produtores de Jogos  é visível.
Mudança Boa ou Má: Compreensível.Nível da Mudança: Enorme, já que agora temos um visual do Presidente Snow e dos Produtores na cabeça.
  • 19) Cada presente contém uma mensagem!
Versão do Livro: Os presentes dos patrocinadores vêm sem mensagens, e Katniss é deixada para interpretar como quiser.
Versão do Filme: A mensagem vem junto com o presente, tornando mais fácil manter os pensamentos de Haymitch na narrativa.
Nível de MudançaMínimo.
Mudança Boa ou Ruim: Compreensível, ajuda a fornecer clareza.
  • 20) Rue e as Abelhas Batedoras
Versão do Livro: Rue avisa Katniss que na árvore mais próxima há um ninho de abelhas batedoras.
Versão do Filme: Rue sugere que Katniss largue o ninho das abelhas batedoras nos Profissionais.
Nível de Mudança: Moderado, só que no livro a Katniss é genial, e descobre isto por conta própria.
Mudança Boa ou Má: Boa, mas apenas porque estabelece um pouco mais da inteligência de Rue, já que mais tarde teriam de limitá-la.
  • 21) Rue e a Armadilha
Versão do Livro: Rue é morta com uma lança pelo rapaz do Distrito 1, ainda na rede.
Versão do Filme: Katniss liberta a Rue da armadilha, mas, em seguida, uma lança é lançada na direção dela.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Boa. É tudo mais dramático visualmente.
  • 22) Distrito 11 e a Revolta
Versão do Livro: Não existe
Versão do FilmeApós a morte da Rue, o Distrito 11 lança uma confusão que se generaliza.
Nível de Mudança: Grande, porque nunca sabemos nada dos outros Distritos, no livro.
Mudança Boa ou Má: Má, porque eles fizeram isto apenas para ajustar para o próximo filme.
  • 23) Não receber o pão de presente do Distrito 11
Versão do Livro: Após a morte da Rue, Katniss recebe um presente (pão) do Distrito 11.
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Grande, porque o presente pretende mostrar a aproximação entre outros Distritos e Katniss.
Mudança Boa ou Má: Má, porque assim não iria precisar de promover uma revolta, no filme.
  • 24) Os beijos não são encenados
Versão do Livro: No livro, Katniss acredita que o “romance” é para atrair patrocinadores.
Versão do Filme: Não é totalmente explícito que Katniss acha que Peeta está a fingir, porque ele não está.
Nível de Mudança: Passivo, já que estabelece um fim melhorado.
Mudança Boa ou Má: Má, porque Katniss não compreende a dinâmica entre ela e Peeta, fornecendo, assim, uma tensão a mais para a história.
  • 25) Katniss não põe Peeta a dormir
Versão do Livro: Katniss recebe um xarope de dormir dado pelo Haymitch, e ela usa em Peeta,  para que possa, mais tarde, ir buscar medicamento.
Versão do Filme: Katniss não usa o xarope, mas ela espera que Peeta adormeça para chegar até a Cornucópia.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Boa, Katniss iria salvar Peeta independentemente dos seus desejos.
  • 26) Não há o conhecimento da história de como conseguiram a cabra de Prim
Versão do Livro: Enquanto Peeta está a tentar recuperar-se do corte na perna, Katniss conta-lhe uma história sobre como conseguiu a cabra para a sua família. Ela diz que a cabra estava muito doente (única razão de estar à venda), e a sua mãe em conjunto à Prim conseguiram melhorá-la. 
Versão do Filme: Não existe.
Nível de Mudança: Moderada, porque esta história mostra um pouco de como que Katniss sabe de algumas coisas sobre curativos.
Mudança Boa ou Má: Compreensível, dadas às limitações de tempo de um filme de 144 minutos.
  • 27) Decisão de Thresh
Versão do Livro: Thresh permite que Katniss viva depois de descobrir que a mesma gostava bastante de Rue, e ajudou-a por um tempo na Arena.
Versão do Filme: Mesmo motivo do livro.
Nível de Mudança: Mínimo.
Mudança Boa ou Má: Boa, porque é mais rápido e deixa a mesma mensagem.
  • 28) Katniss e o seu Arco e Flecha
Versão do Livro: Quando os Produtores anunciam que apenas um Tributo pode vencer, no final, Katniss pensa que Peeta está a tentar matá-la e saca a sua flecha, a fim de ser mais rápida.
Versão do Filme: Não acontece.Nível da Mudança: Moderado, como os olhos da Katniss sempre estão assustados fazem a arena ainda mais macabra.
Mudança Boa ou MáMá, porque quando imaginamos Katniss quase a lançar a sua flecha a Peeta, podemos ver quem ela pode ser numa disputa.
  • 29) Libertação dos Mutantes
Versão do Livro: Mutantes são libertados na arena, eles possuem os olhos dos Tributos já mortos.
Versão do Filme: Eles apenas parecem uns cães-lobos, como cães infernais.
Nível de Mudança: Moderado. Os olhos realmente assustam Katniss e fazem a arena ainda mais macabra.
Mudança Boa ou Má: Boa, teria sido quase impossível produzir este efeito.
  • 30) Discurso de Cato
Versão do Livro: Cato permanece psicótico até o fim, mas não diz nada.
Versão do Filme: Cato está no final de sua vida, porém, faz uma comparação entre a vida e a morte, que, no momento, significam a mesma coisa para ele.
Nível de MudançaGrande, Cato é mais simpático no filme.
Mudança Boa ou MáBoa, já que fornece algo mais detalhado do que os Tributos estão a passar.
  • 31) Revelação de Peeta
Versão do Livro: Peeta percebe que Katniss acha que ele estava a fingir o romance durante todo o tempo. Ele fica de coração partido.
Versão do Filme: Peeta apenas diz que “ele não quer esquecer” e ao mesmo tempo fica chateado, mas não transparece a sua desanimação.
Nível de Mudança: Moderado. Porque no livro ela está dividida entre dois homens, Peeta e Gale. Mas no filme ela apaixona-se claramente por Peeta.
Mudança Boa ou Má: Não há como classificar.


As críticas têm louvado esta adaptação, confirmando que este é sem dúvida um dos melhores filmes deste ano, até ao momento.

 ”Perguntamo-nos como é que um projeto como este foi parar às mãos de Gary Ross, que não realiza um filme desde 2003 (‘Seabiscut’). Aparentemente alguém reconheceu que Ross era capaz de fazer o mesmo que fez com ‘Pleasantville’: a visualização de uma sociedade pronta para eliminar a fachada que os consome. [...] As interpretações são melhores do que estariamos à espera, especialmente [Josh] Hutcherson, [Jennifer] Lawrence e [Willow] Shields, de 11 anos.”
“Gary Ross realizou um adaptação muito bem feita, cheia de acção, com grandes jovens atores e muitas personagens divertidas. É violento? Sim, um pouco. Mas é uma violência tolerável. [...] Talvez porque Gary Ross é mais um escritor que realizador (ele escreveu ‘Big’ e ‘Dave’, e escreveu e realizou ‘Pleasantville’), ‘Os Jogos da Fome’ é muito forte no desenvolvimentos das personagens. Mesmo no terceiro ato, altura em que a história abranda um pouco, Ross consegue manter o mesmo interesse até ao final. Sabemos que os nossos heróis vão vencer Os Jogos de Fome, mas a que custo?”
“‘Os Jogos da Fome’ tem uma produção de topo, mesmo quando são usadas as câmaras de mão, que podem irritar alguns dos espetadores. [...] Alguns espetadores mais renitentes ficarão rendidos com a interpretação de [Jennifer] Lawrence como Katniss. [...] Existirá espaço para melhorias? Óbviamente, pois por algumas ocasiões ‘Os Jogos da Fome’ sofre do síndrome de primeiro-filme-de-um-franchise.”



“Esta adaptação dos livros de Suzanne Collins está extraordinária. Ele [Gary Ross] transforma o escapismo numa profunda experiência emocional. Instantaneamente surgem comparações com outras séries, como com ‘Twilight’, confirmando-se que ‘Os Jogos da Fome’ é o primeiro filme desde há muito tempo, que merece o reconhecimento ambicioso como franchise por parte de Hollywood, pois atrai diversas audiências, independentemente da idade, através duma história que tanto tem de épico como de intímo.”

“Grande parte das vezes que surgem adaptações de best-sellers, escrevemos críticas a apontar os pormenores que correram mal. Com ‘Os Jogos da Fome’ sucede precisamente o contrário, pois falamos de todos os pormenores que esta hábil adaptação fez correctamente.”
x_3c0fc15b



3 comentários:

  1. ola
    eu queria saber se sabias de algum site onde podemos ler esses livros a vontade?
    obrigada

    ResponderEliminar
  2. Ola sara, sim podes encontrar vários livros interessantes no scribd, esnip e em várias comunidades do orkut. O issu é um site em que tem uma grande variedade de livros online.

    Encontrei no scribd e no issuu
    Livro 1- Jogos da fome (Jogos vorazes em português do brasil) http://pt.scribd.com/doc/105762988/jogos-vorazes-1
    http://issuu.com/vcparaoslivros/docs/jogosvorazescompleto

    Livro 2- Em Chamas
    http://issuu.com/davidrayne/docs/s_rie-jogos-vorazes-2---em-chamas---suza

    Livros 3- Esperança
    http://issuu.com/davidrayne/docs/a_esperanca13

    ResponderEliminar
  3. Eu queria que houvesse mais filmes da saga: " The Hunger Games". É o meu filme preferido não consigo viver sem mais sagas do filme.... POR FAVOR, Susan Collins faça mais livros para que continue a haver mais filmes... Agradecia imenso se me fizesse esse GRANDE FAVOR!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar