sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Actividades Infantis- Ocupações, Jogos e Actividades





Algumas vezes é dificil manter ocupadas as crianças, de facto existem inumeras páginas na internet com jogos educativos, livros interativos, e várias sugestões de actividades. Mas algumas vezes é decidir qual o método mais apropriado para cada criança.





No Site Jogos Educacionais, existem vários jogos educativos dos quais "Alfab 03-Alfabeto Animado. O nível 1 apresenta somente as vogais, o nível 2 apresenta as consoantes e o nível 3 as palavras completas.

O site apresenta outros jogos similares tais como:
Alfab 09 - Sapo faminto que consiste no sapo comer por ordem as letras do abecedário.





Contudo mais saudáveis são os jogos tradicionais, jogos ao ar livre, em que podem ser jogados em familia bem como com os amigos.

Um bom site http://jogostradicionais.net/ para se recordar desses jogos divertidos que tanto jogavámos em crianças. Bons exemplos desses jogos são:








-Jogo da Macaca;
-Jogo da Cabra Cega;
-Corrida de Sacos;
-Jogo do Berlinde;
-Jogo do Galo;
-Jogo do Lenço;

Todos estes jogos e mais alguns conhecidos se encontram neste site com as devidas instruções



Também se pode ser criativo e apostar em actividades manuais, como pinturas, colorir imagens, ou então criar o nosso próprio livro de actividades para as nossas crianças. É claro ocupa-nos um bocado do nosso tempo mas o resultado final é fascinante.


 E como criar o nosso próprio livro?


Podemos retirar ideias de livros de actividades para crianças ou então dar asas a nossa imaginação.



Dicas de actividades na criação do livro:



- Vestir a menina:

procedimento: desenhar uma menina nua e criar peças de roupa, de tecido, cartolina... para colocar na menina. A criança deverá colocar as roupas com respectivos acessórios na menina com a finalidade de vesti-la.


Não esquecer: pequena introdução que explica o que fazer em cada exercício. Por exemplo neste caso- A lily tem que se vestir para a escola ajuda-a a vestir. Pode ser interessante se, se criar roupas de inverno verão ou primavera assim consoante o que a introdução disser terá que se escolher as roupas para a estação certa. Poderá desenhar as imagens, retirar de livros com pael vegetal as figuras ou então procurar imagens no google.



- Encontrar o caminho certo:


Criação de um labirinto em que se opta por um caminho para chegar a respectiva saída. Por exemplo: O capuchinho vermelho que ir a casa da sua avó que se encontra doente, pode-se meter duas saídas do labirinto numa a casa da avó do capuchinho e na outra o lobo mau.





- Imagens para colorir:



Selecionar várias imagens para colorir no caso das menina (kitty, barbie, Minnie, Princesas...) no caso dos meninos (Homem aranha, carros, Mickey Mousse). Pode-se meter sequências de uma história e colori-las e no final tentar identificar a história no caso dos contos mais conhecidos.







- As diferenças:



Selecionar várias imagens com diferenças (não se esquecer de indicar quantas diferenças existem entre as duas imagens.








- Unir pontos:



Pontos que unidos formam uma imagem



-Recopiar Palavras:



Ilustrar sempre com uma imagem por exemplo um presente e a frentes escrever "presente" a criança terá tracinhos para cada letra da palavrá e escreverá a palavra presente.



-Matemática Simples:

(subtração, adição, multiplicação, divisão) Exemplo: 3+2, 5-6; 2x1;6:2. Incluir um pequeno desenho para colorir como recompensa final de ter resolvido os exercicios.




- Escrever o nome de objectos em casinhas

Uma pequena imagem no canto e casa para cada letra








- Figuras que formam frases:



exemplo a cada forma atribuir uma letra 

Círculo: letra A
Triangulo: letra b
assim sucessivamente e depois unir as as formas para formar uma frase.


- Pintar figura com a cor que se encontra do outo lado da linha



Semelhante ao labirinto a unica diferença é que haverá uma cor no final de cada caminho e naquele em que estiver a saída deverá-se pintar o boneco da cor indicada.



- Quem circula para a esquerda?

numa imagem selecionar as pessoas que circulam para a esquerda com um circulo.


- Com qual te identificas?




uma imagem com com uma turma para colorir e pintar a pessoa com quea criança se acha mais parecida.







- Reunir por pares:



Exemplo a afiadeira e a afiadeira, a mochila e os livros, o vaso e as flores. A criança deverá unir cada objecto ao que lhe corresponde.



- Desenhar história por sequencia:



Exemplo: Branca de neve e os sete anões. 



- Colocar história na ordem certa:



Por exemplo cada parte da história da Branca de Neve deverá ser posta por ordem



- Aprender o Abecedário:



A- Ana; B-Bruno; C- Carlos

Ilustrar cada menino com respectiva letra do nome e contornar respectiva letra.


- Uma páginas com anedotas e curiosidades


Poderá encadernar no fim de concluir o livro com as actividades ou então no fim da criança ter realizado todas as actividades. Eu aconselho a encadernar depois da criança realizar as actividades poque assim poderá adicionar sempre o material que quiser. Para a capa e contrapa poderá ser a criação da criança através de pintura (pegadas de mãos...), colagem de flores e folhas...

Escrever o ano em que foi feito o livro, o nome da criança e de quem fez o livro.

x_3c0fc15b



Sem comentários:

Enviar um comentário