quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Voluntariado: Dar-se aos Outros



 História do Voluntariado:


O voluntariado foi iniciado pelos portugueses no século XVI;
Era prestado sobretudo pelas organizações e instituições ligadas à saúde, as chamadas Santas Casas. 
Houve uma forte evolução a partir da década de 30. O Estado da época era comandado por Getúlio Vargas, que desenvolveu políticas públicas ligadas ao trabalho voluntário.
Na década de 90, o voluntariado teve um grande incremento devido à demanda e à consciência colectiva que se foi criando.
Muitas pessoas perceberam que esse é um bom caminho para ajudar ao próximo e ajudar a si mesmo.
No dia 17 de Dezembro de 1985, foi criado o Dia Internacional do Voluntário, que se comemora no dia 5 de Dezembro, com o objectivo de incentivar a participação voluntária em todo o mundo.

Mas afinal, o que é o Voluntariado?



É uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral; 


No âmbito de projectos, programas e outras de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas e privadas;
As actuações não são abrangidas pela presente Lei;

O voluntariado contribui para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações;



Nunca fiz voluntariado, mas sinto curiosidade. Uma coisa é o que se diz a respeito disso outra coisa é fazer durante um determinado tempo ou mais.

Já fizeram voluntariado? Partilhem a vossa experiência.



x_3c0fc15b

Sem comentários:

Enviar um comentário