quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Série Os Encantados de Ferro- Julie Kagawa


A série "os Encantados de ferro" de Julie Kagawa é constituída por 10 livros:

O Rei do Ferro- Livro 1
Passagem para o Inverno- Livro 1.5
A Filha do Ferro- Livro 2
A Rainha do Ferro- Livro 3
Passagem para o Verão- Livro 3.5
Iron Knight- Livro 4
Iron's Prophecy- Livro 4.5

Série "Os esquecidos"

The Lost Prince- Livro 5
Iron Traitor- Livro 6
Iron Warrior- Livro 7

Para bom entendimento da série não é necessário ler os livros intermedios da série. Admito que não li o livro 1.5 nem o livro 3.5 nao tinha conhecimento da existencia deles e lê-los depois de ler todos os livros até ao Iron Knight seria estranho voltar para trás na história. Dos intermédios só li Iron's Prophecy.

A série dos encantados de ferro adorei tudo os personagens foram muito bem explorados. Aquele Puck sempre me dá para rir a gargalhada, o Ash acaba por mostrar que não é tão duro quanto parece e que no fundo é um doce e Megan mostra que não é fraca como parece inicialmente mas que tem uma grande força escondida dentro dela e um grande poder.

A série dos esquecidos é boa mas não tão boa como a dos encantados de ferro. Não gostei tanto dos personagens Anwyl parece uma coitadinha, Keirran nunca o entendi parece ter problemas de personalidade ser muito lunático, gostei da personagem de Ethan mas a Kenzy também não foi o tipo de personagem envolvente. Puck é uma das personagens que continua a aparecer com frequencia e ainda bem porque é super divertido. Mas Ash nesta série parece que está mais frio do que nunca e Megan está como sempre teve espetacular.
Acho que vale a pena ler esta serie mas acho que ficou muito aquém da primeira série que tem mais brilho mais força. Está como a razão gira muito em volta do desaparecer de Anwyl acaba por ser talvez demasiado romântico para mim, não sei. Ou demasiado egocêntrico o Keirran que só luta pelos seus interesses e Megan sempre lutou pelo interesse de todos.


Breve Resumo da Série:

O Rei do Ferro Livro 1

Megan Chase está prestes a ter dezasseis anos e vive numa fazenda de porcos. O que ela não sabe é que a sua vida está prestes a mudar. Quando tinha seis anos o seu pai desapareu de um momento para o outro, ela sabe que ele não a deixou e que ele não morreu mas não existe explicação para o que aconteceu. Assim a sua mãe encontrou um novo amor (Luke) em que nasceu o seu meio irmão Ethan. Ela sempre acarinhou Ethan, estava sempre presente quando ele estava assustado no meio da noite a dizer que via sombras no quarto e Megan o tranquilizava e voltava a po-lo a dormir. Megan nunca teve muitos amigos, o seu fiel e único melhor amigo chama-se Robbie. Robbie está sempre presente nos bons e maus momentos mas ele nunca lhe falou muito dele. Ele esconde de Megan um grande segredo, um segredo que lhe poderá mudar a vida. E se tudo o que Megan Chase acreditasse não passasse tudo de um farça? ela acaba por descobrir que não só faz parte do mundo dos humanos como também faz parte de Nevernever (o país das fadas) e que é filha só rei da corte de verão Oberon. O destino de Megan é traçado quando uma sombra rapta o irmão Ethan de 4 anos está terá que ir para Nevernever enfrentar tudo o que ela achava impossível de existir, para resgatar o irmão e destruir o changeling que lhe deixaram no lugar do irmão. Para isso terá que contar com o seu amigo Puck, Grimalking e o seu inimigo Ash.

A Filha do Ferro Livro 2

Depois de Derrotar Machina e resgatar o irmão Megan Chase é obrigada a voltar a Nevernever, pois ela prometeu a Ash principe do Gelo de voltar com ele pela sua rainha Mag. Megan acaba por relatar os últimos acontecimentos da sua luta contra as fadas do reino do ferro, e a morte de Machina mas Mag pensa que isso não aconteceu que é tudo uma mera invenção. Neste livro Megan assume publicamente os seus sentimentos por Ash mas Ash diz a Megan para o esquecer que ele só a queria matar a mando de sua rainha. Megan fica de coração partido, mesmo que os dois se amassem não seria possível imaginar um futuro entre eles. Pois, a união entre duas fadas de diferentes cortes não é vista de bons olhos. Acabaria numa expulsão do mundo de Nevernever. Megan também fica a conhecer uma história de amor antiga de Ash e Ariella que acabou de uma maneira trágica. E numa reunião com um dos irmãos de Ash, Sage o irmão mais velho surge o impossível, a entrada de uma fada de ferro no reino de gelo. A fada de ferro rouba o ceptro das estações o que constitui um perigo para Nevernever e o mundo humano onde o desiquilibrio das estações se começa a notar. Assim mais uma vez Ash, Puck e Megan terão que combater o inimigo para reaver o ceptro. Mesmo que as cortes não acreditam que as fadas de ferro existem eles terão que arranjar uma forma deles acreditarem para evitarem uma guerra entre a corte de inverno e a de verão.

A Rainha de Ferro-Livro 3

Ash e Megan foram exilados de Nevernever por as cortes não concordarem com o amor deles. Mas o exilia acaba de ser de pouca duração, pois o novo falso rei de ferro está a envenenar Nevernever e as fadas não são imunes ao ferro por isso torna-se impossível de as combatwe. Assim as cortes fazem apelo aos dois para mais uma vez acabar com o rei de ferro.
Mas vezes o futuro é ingrato, existem coisas superiores ao amor, é o que Megan irá perceber. As vezes precisamos de nos sacrificar para um bem maior.

Iron Knight- Livro 4
Quem narra a ação desta vez é Ash, Ash não vê Megan há muito tempo e antes de se terem afastado prometeu-lhe que arranjaria maneira de acabarem juntos. Pois Ash não pode viver no reino de ferro e agora Megan é rainha de ferro e não pode deixar o seu povo para ficar com Ash. Então Ash tentará uma forma de se tornar humano para ficar com ela. Para isso terá que passar por muitos testes. Puck, Grimalking tentarão ajudar Ash para este atingir o seu objetivo. E uma personagem do passado de Ash surgirá e o fará questionar sobre todas as coisas que ele está prestes a enfrentar para ficar com Megan. Será que Ash seguirá em frente mesmo que se tornar humano signifique envelhecer ao lado da sua Megan, quando a sua amada não envelhece? Sé ele é que poderá tomar essa 
decisão.


Iron’s Prophecy- Livro 4.5

Neste livro o oráculo mostra a Megan as consequências que as cortes terão que enfrentar pela relação que Megan tem com Ash. O futuro filho dela poderá ser a união entre todas as cortes mas também poderá ser a destruição de Nevernever e dos que ela ama.
Megan terá que fazer uma escolha mais uma vez.


The Lost Prince- Livro 5

Este livro pertence a continuação da série mas faz parte da série “os esquecidos” que começa a ser narrado por Ethan Chase irmão de Megan. Ethan nunca superou a irmã ter ido para Nevernever é verdade que ela ia visitando a sua família humana mas ao longo dos anos Megan deixou de aparecer. 
Ethan mudou de colegio novamente pois, ele sempre conseguiu ver o mundo oculto que existia. As fadas nunca o deixaram em paz. Pois, elas nunca deixam em paz quem tem a visão de as ver. Ethan sempre tentou evitar os problemas mas elas sempre o provocaram o que faz com que Ethan tenha má reputação. 
Quando ele chega ao colégio ele só quer ter paz, mas os boatos sobre ele começam a se espalhar. 
Uma rapariga chamada Kenzy quer fazer uma reportagem sobre ele, depois de muita insistência ele aceita. Um dia no recreio Kenzy surpreende-o a falar com fadas. Apesar de Ethan desmentir ela não acredita nele e faz umas pesquisas sobre o assunto. Mas um dia em que Ethan faz uma apresentação do seu desporto “Khali” e aparecem sombras de fadas que ele nunc tinha visto antes ele se vê obrigado a arrastar Kenzy para o mundo de Nevernever. Ethan acaba então por conhecer o sobrinho Keirran que Megan lhe escondeu a existência. Juntos terão que enfrentar uma grande aventura para conseguir que a fada Anwyl não acabe por se estilhaçar por esta ter sido expulsa da corte de verão. E um romance entre Ethan e Kenzy começa a nascer. O que ele não sabe é que Kenzy esconde um grande segredo.


The Iron Traitor- Livro 6
Para salvar Anwyl de desaparecer Guro consegue através de magia negra criar um amuleto que absorve a energia de Keirran para assim a manter viva. Mas está solução tem como consequência absorver a alma de Keirran. A solução é apenas temporária até encontrarem outra alternativa. A rainha dos esquecidos está a tentar preservar a sua espécie de não passar ao esquecimento e quer governar tudo em Nevernever, quer desfazer a cortina que existem entre Nevernever e o mundo humano para os humanos temerem as fadas. Keirran compreende a rainha e quer tentar ajudar é horrível passar ao esquecimento e ver Awnyl desaparecer é uma situação horrível. Neste livro Ethan acaba por perceber o porquê de Megan lhe ter escondido o seu sobrinho. Mas será que existirá forma de evitar que a profecia se realize ou o destino já estará traçado?

Iron Warrior-Livro 7

Ethan Chase poderia ter morrido mas está vivo. A profecia está encaminhada e Keirran traiu todos para servir a rainha dos esquecidos até sua própria família. Só a destruição do amuleto que o liga a Anwyl o poderá salvar, mas o amuleto está lhe sugando a alma e a cada momento que passa ele poderá ficar em ela. Como Guro disse a Ethan, Ethan não pode salvar toda a gente e é neste livro que descobrimos que as vezes se tem que sacrificar quem se ama para um bem maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário